OFF: A Taverna do Além-Mar

FaleRPG - OFF: A Taverna do Além-Mar

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Setembro 22, 2018, 05:49:15 pm

Início Ajuda Busca Calendário Logar-se Registrar Jogar Dados Voltar para o Site The Geek Space 9
+  FaleRPG
|-+  Mesa de Jogo
| |-+  PBFs - Fantasia e Medieval
| | |-+  O Reino da Vastidão de Além-Mar (Moderador: Wyczek)
| | | |-+  OFF: A Taverna do Além-Mar
« tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: 1 ... 13 14 15 [16] Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: OFF: A Taverna do Além-Mar  (Lida 14991 vezes)
Jean Valjean
Conhecedor

« Responder #345 Online: Agosto 05, 2017, 02:54:26 pm »

Moderator
Conhecedor

Space Gnome

« Responder #346 Online: Agosto 05, 2017, 03:52:45 pm »

Surreal...!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

O vídeo mostra o que pode acontecer, quando o Narrador|Mestre possui um grau extremo de Controle de praticamente todas as coisas do Jogo - sem Delegar quase nada aos Jogadores, provavelmente por considerá-los despreparados a priori... (ou simplesmente por uma suposição de todos de que: "as regras do RPG são assim e têm que ser assim")

Grandes Poderes, trazem Grandes Responsabilidades

Mas às vezes, o melhor é Delegar algumas Funções que podem ser delegadas aos Jogadores, "deixar rolar"; atribuir maiores responsabilidades e poderes aos Jogadores no Jogo, ao invés de tentar Concentrar quase tudo nas mãos do Narrador|Mestre.

Abertura X Estruturação, do RPG

que é uma problemática análoga ao da Sala de Aula, ao meu ver,
como apresentado neste brilhante artigo (PDF) sobre Educação:
http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/54415
... em que você tem vários estágios, dimensões ou níveis de Abertura, desde as coisas mais simples de serem delegadas (tipo no RPG, deixar que jogadores rolem os dados) a coisas mais profundas (tipo no RPG, deixar que os jogadores interpretem o próprio resultado dos testes, ou interfiram mais livre e diretamente n'alguns dos eventos do Cenário e da Trama, além do simples controle de suas PJs), a coisas ainda mais gigas (tipo no RPG, fazer com que os Jogadores assumam poderes de Co-Narradores, como ocorre nos RPGs de modalidade 'role-play' e afins, ou que sejam capazes até de fazer ou alterar as regras do Jogo).
« Última modificação: Agosto 05, 2017, 04:55:38 pm por Wyczek » Registrado
Jean Valjean
Conhecedor

« Responder #347 Online: Agosto 12, 2017, 07:28:35 pm »

Ei, você é nova demais pra brincar de 50 tons de cinza, e era pro Cael pegar a Syllence!
Moderator
Conhecedor

Space Gnome

« Responder #348 Online: Agosto 14, 2017, 03:10:52 pm »

Ei, você é nova demais pra brincar de 50 tons de cinza, e era pro Cael pegar a Syllence!

O amor verdadeiro não deve respeito a moralismos de categoria alguma.
Vanessah Fada~

xDD
« Última modificação: Agosto 14, 2017, 03:13:42 pm por Wyczek » Registrado
Jean Valjean
Conhecedor

« Responder #349 Online: Agosto 20, 2017, 09:53:04 pm »

Acho que com 6 dá pra invadir a mente dele e fazer dormir na marra. Agora é entrar no Mundo dos Sonhos. É só entrar?
Moderator
Conhecedor

Space Gnome

« Responder #350 Online: Agosto 21, 2017, 04:38:24 am »

Acho que com 6 dá pra invadir a mente dele e fazer dormir na marra. Agora é entrar no Mundo dos Sonhos. É só entrar?

Acredito que possivelmente; aliás, se é um Teste de Jogador, é o próprio Jogador quem deve decidir isso, e não o Narrador.

No entanto, você acabou se esquecendo de uma regrinha básica: os Testes de Jogadores SÓ não podem ser utilizados é para afetar diretamente outras PJs (embora possam afetar o Mundo e outras NPCs a vontade).

Daí, como é que eu resolvo essa situação? Posso utilizar esse teste pra outra coisa relacionada:
A ideia que eu tive agora, foi a seguinte: o Cael - e qualquer outra personagem aliás - não precisa estar dormindo para que Vanessah procure acessar o seu 'inconsciente' - mas ela sim.

Então, a Vanessah pode entrar num estado de sonho antes dos outros no aposento, e já ir investigando e espreitando - ainda que de modo mais superficial - as mentes deles, antes mesmo de eles resolverem dormir propriamente, mas aguardando para quando tal momento chegar.
Por que ela nunca fez isso? Talvez porque ela não soubesse que isso fosse possível, e acabou de ter um insight misterioso a respeito dessa possibilidade.

A ideia então, é antecipar a cena que eu tinha planejado para a Vanessah, enquanto alguns outros jogadores resolvem outras coisas.
« Última modificação: Agosto 21, 2017, 04:42:38 am por Wyczek » Registrado
Jean Valjean
Conhecedor

« Responder #351 Online: Agosto 24, 2017, 09:40:22 pm »

Vou fazer o Cael sonhar com a Syllence dançando:

Ao som desta música:

Conhecedor

« Responder #352 Online: Agosto 25, 2017, 05:55:55 pm »

O que eu posso ou não colocar nos sonhos do Cael?
Novatos
*

« Responder #353 Online: Agosto 26, 2017, 01:42:57 pm »

Vou fazer o Cael sonhar com a Syllence dançando:

Ao som desta música:

Acho q vale a pena conversar com o outro jogador (a Nate) sobre o que vc conseguirá. Se fosse eu, teria q escrever umas coisinhas antes, para depois não ter risco de furo em historia.
Iniciado

The Bear Next Door

Savage Minds Comic
« Responder #354 Online: Agosto 26, 2017, 05:03:57 pm »

Acho que o mestre precisa se manifestar antes kkk.
Moderator
Conhecedor

Space Gnome

« Responder #355 Online: Agosto 26, 2017, 06:40:22 pm »

São muitos assuntos numa questão só. Vou tentar seccionar:

1) Desde a atualização sistema de regras (com o surgimento do Conceito Ativo), as antigas Perícias (o que inclui as esferas de Magia) deixaram de ser essenciais para o funcionamento do jogo.
Isso significa que - poderíamos compreender - que a Vanessah é uma Fada de Yamivaya, do tipo Fada Silvestre, que lida com magias silvestres (e.g., coisas na linha do Ovi-Ofídeo-Morfismo) e provavelmente com magias "emocionais" - ainda que isso não esteja atualmente no Conceito dela, penso q poderia ser um complemento importante a seguir.
Sendo assim, é plausível que a Vanessah possa visitar o Sonho/Pesadelo de outras PJs que lhe autorizassem a entrar [mais ou menos como um vampiro precisa de autorização para entrar na morada de alguém]. Mas até aí é apenas uma visitação/observação/intervenção mais simples. Para de fato poder "colocar" algo no Sonho de alguma personagem, isso seria ao meu ver seria algo muito mais radical e especial: e implicaria a utilização dessa tal "Magia do Amor", "Magia Emocional", ou coisa assim da Vanessah, uma vez dentro do Sonho/Pesadelo de outro.

2) Os limites disso não estão claros, primeiro porque o Conceito (atual) da Vanessah, nada fala sobre isso. E também em parte é minha responsabilidade: se perceberam, o único Conceito de PJ que está +atualizado, é o do Cael; todos os outros ainda estão na forma antiga - Eu realmente não tive condições, nos últimos meses, de mexer nisso (talvez agora ficasse mais fácil, mas mesmo assim: e re-pensando isso tudo, eu realmente gostaria de poder contar com a participação direta de vocês para atualizá-los para a nova forma). Esse comodismo só nos tem prejudicado.

3) "Feitiços" específicos (e.g., Ovi-Ofídeo-Morfismo) de uma 'esfera de Magia' convencional (e.g., Magia Aquática), agora são apenas eventuais descrições no Conceito; não temos mais necessidade de uma lista de magias como antigamente; qualquer poder especial, portanto, de uma PJ, pode ser improvisado na hora durante o jogo numa postagem de jogador - desde que coerente com o Conceito -, ou, se for algo particularmente grandioso, seria bom que o Poder/Feitiço em especial fosse mencionado no Conceito.

4) A dúvida do Valjean, sobre o que pode ou não a Vanessah fazer em relação ao Sonho do Cael, é decorrente justamente do Conceito dela estar bastante desatualizado. Não caberia a mim responder por um poder que ela não possui em seu Conceito ainda. Por isso uma necessidade de Atualização geral, meio urgente eu diria - e isso valeria pra todos xD.

5) Supondo que a Vanessah tivesse de fato poderes para transformar o Sonho/Pesadelo de alguém; mas se esse alguém for uma PJ..., então novamente: cabe ao Narrador realizar todo e qualquer Teste envolvendo esse efeito, a não ser que os Jogadores envolvidos estejam de acordo com o tipo de intervenção (e daí então isso deixaria de ser minha responsabilidade direta, e jogadores poderiam realizar os próprios Testes como normalmente fariam para interferir com maior autonomia criativa no Cenário.

6) Estou com mais tempo de agora em diante, então, penso que é justo que eu me disponha a auxiliar, um por um de vocês, a Atualizarem os Conceitos. Se eu fizer TUDO por vocês, a tendência é que vão acabar se acomodando demais - e isso não me parece ser mais produtivo.
Sendo assim, quem quer começar com a Atualização primeiro? (excetuando-se Natbear)
Páginas: 1 ... 13 14 15 [16] Ir para o Topo Imprimir 
« tópico anterior tópico seguinte »

SMF 2.0.10 | SMF © 2014, Simple Machines
Simple Audio Video Embedder

FaleRPG, OFF: A Taverna do Além-Mar - Theme by Mustang Forums
Página criada em 0.38 segundos com 30 procedimentos.