Solicitação de Ajuda

FaleRPG - Solicitação de Ajuda

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Julho 19, 2018, 04:51:23 am

Início Ajuda Busca Calendário Logar-se Registrar Jogar Dados Voltar para o Site The Geek Space 9
+  FaleRPG
|-+  Só RPG
| |-+  Dicas e Material
| | |-+  Solicitação de Ajuda
« tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: Solicitação de Ajuda  (Lida 732 vezes)
Novice Mage
Novatos
*

« Online: Julho 06, 2015, 03:07:47 pm »

Por gentileza me esclareçam a respeito do fator talentos da 3.5 por nível de personagem/nova classe.
Situação:
Extraído do livro do jogador página 20 ed3.5:
“Talentos: Qualquer personagem recebe um talento no 1° nível e outro a cada
nível divisível por 3 (3°, 6°, 9°, 12°, 15° e 18°). Observe que, além desses talentos,
alguns personagens recebem talentos adicionais em função de uma característica de
classe (consulte as descrições das classes mais adiante, neste capítulo).”

ainda na página 20 do livro do jogador, antes de avançar para a descrição das classes tem o último parágrafo:
“Para os personagens multiclasse, os talentos e aumentos de habilidades consideram o nível do personagem, não apenas seu nível de classe. Assim, um mago de 3° nível/guerreiro de 1° nível seria um personagem de 4° nível e, portanto, receberia seu primeiro ponto adicional de habilidade.”

Estou jogando com um elfo que irá seguir o caminho Ultimate magus. Entretanto não quero perder aquele ponto do 5º nível da tabela de progressão do mago, portanto irei assumir no 6º nível do personagem 1 de feiticeiro ficando assim mago5/feiticeiro1.

Então de acordo com a progressão do personagem seria adquirido:
1º talento na criação do personagem, (Elfo só recebe 1) Certo?
2º talento no 3º nível,
3º talento no 5º nível de referente à tabela de progressão de mago pág 40 tabela 3-13
aqui surge a dúvida devido à multiclasse.

por ter atingido o 6º nível de personagem receberia o 4º talento conforme a progressão de base 3, e como assumiu o 1º nível de feiticeiro receberia um 5º talento de acordo com o último paragrafo mencionado anteriormente?

Obrigado,
Conhecedor

Space Gnome

« Responder #1 Online: Julho 06, 2015, 04:13:54 pm »

Na realidade, é bastante simples,

E apresentar aqui uma tabela global de evolução de seu personagem pode ajudar mais nesse sentido.
Obs: em azul, estão aqueles os níveis de personagem, em que se obtém um novo talento da tabela da pg.20 da 3.5ed.

nível (personagem)   nível (multi-classe)
1Magus 1
2Magus 2
3Magus 3
4Magus 4
5Magus 5
6Feiticeiro 1
7Feiticeiro 2
8Magus 6
9Guerreiro 1
10Guerreiro 2
11Magus 7
12Magus 8
13Guerreiro 3
14Magus 9
15Feiticeiro 3
16Feiticeiro 4
17
18
19
20

Então? Basicamente, você precisa sempre ter em mente o nível global de seu personagem (coluna um), pois é isso que vai te permitir saber quantos talentos de personagem oriundos da tabela da pg.20 ele deverá receber, e também quando exatamente ele vai recebê-los - não importando o caos que é o sue personagem multi-classe! Aliás, sim, as multi-classes que você for inserir para seu personagem, vão sim somar níveis globais, mas nunca vão fazer seu personagem 'voltar atrás' em termos da tabela da pg.20.
E porque as classes têm suas próprias tabelas de evolução de poderes (e às vez de talentos tb), é importante também ter noção de qual (multi-)classe e nível de (multi-)classe você obteve a cada novo nível de personagem global. A tabela que eu fiz como exemplo, novamente, representa isso melhor do que minhas palavras.
Note que a cada nível de personagem (coluna 1), eu registrei qual o nível de multi-classe (coluna dois) que foi obtido para o personagem. Com esse mapeamento geral, fica fácil saber quais os poderes de classe seu personagem ganha.
« Última modificação: Julho 06, 2015, 04:35:50 pm por Wyczek » Registrado
Novice Mage
Novatos
*

« Responder #2 Online: Julho 06, 2015, 04:33:58 pm »

obrigado Wyczek, entendi o funcionamento.

Outra dúvida.

Com relação ao talento inicial das 2 classes.
na pág 40 do livro do jogador tabela 3-13 indica que o Mago tem o talento especial (Invocar familiar, escrever pergaminho) o que ocorre quando se adquire no 6º nível a 1ª de feiticeiro já que ele também possui este talento?
Nada? Pode invocar mais um familiar? Posso substituir este por invocar familiar melhorado?

Conhecedor

Space Gnome

« Responder #3 Online: Julho 06, 2015, 04:49:11 pm »

obrigado Wyczek, entendi o funcionamento.

Outra dúvida.

Com relação ao talento inicial das 2 classes.
na pág 40 do livro do jogador tabela 3-13 indica que o Mago tem o talento especial (Invocar familiar, escrever pergaminho) o que ocorre quando se adquire no 6º nível a 1ª de feiticeiro já que ele também possui este talento?
Nada? Pode invocar mais um familiar? Posso substituir este por invocar familiar melhorado?

É uma boa pergunta, no entanto não sei a resposta.
Teoricamente, algumas habilidades entre multi-classes somam-se, como por exemplo progressões de magia arcana entre Magos e Feiticeiros e afins; e, se não me engano, nível de conjurador arcano (Mago, Feiticeiro, Bardo e afins). Ao mesmo tempo, algumas coisas não se acumulam; por exemplo, você não ganha Foco em Arma ou algo assim, só porque duas de suas multi-classes recebem Proficiência numa mesma arma ou num mesmo grupo de armas. Da mesma forma eu diria (porque nunca li tal regra), você não 'digi-evolui' seu Conjurar Familiar para Conjurar Familiar Aprimorado, só porque possui 2 multi-classes com o mesmo poder. Tampouco você recebe 2 Grimoires, ou seu Escrever Pergaminhos fica mais poderoso. Sobre a capacidade de conjurar 2 familiares, isso é mais provável... mas também nunca li nada a respeito.

No entanto, sua questão é interessante, e o narrador/mestre do seu jogo tecnicamente tem o direito de arbitrar, especialmente caso ele não saiba a resposta - mas provavelmente em Inglês na Internet, alguém já questionou as regras nesse caso aí, teria que pesquisar por uma resposta. Como narrador, dada a complicação do material do D&D, eu não veria grandes problemas em arbitrar que seu personagem ganhasse o Conjurar Familiar Aprimorado. Em contrapartida, eu iria tentar procurar compensar com vantagens parecidas, os demais personagens de jogadores. Mas enfim, depende muito de seu narrador, e se você quiser incomodá-lo com isso, bem entendido!
« Última modificação: Julho 06, 2015, 05:00:18 pm por Wyczek » Registrado
Wyczek
Conhecedor

Space Gnome

« Responder #4 Online: Julho 06, 2015, 04:56:50 pm »

E sobre o Escrever Pergaminhos, quem sabe pudesse ser trocado por outro talento de Mago que seu personagem não tenha. Seria... bem legal, por parte do mestre; diga-se de passagem.
Novatos
*

« Responder #5 Online: Julho 06, 2015, 05:04:22 pm »

descobri aqui >.< e tenho más notícias àqueles que desejam seguir o caminho do ultimate magus.

De acordo com a página: http://www.d20srd.org/srd/classes/sorcererWizard.htm

"(...) A character with more than one class that grants a familiar may have only one familiar at a time. (...)"

acho isso meio sacanagem, pois no caso de aquisição de lvl 1 de qualquer outra classe eu ganharia um talento especial ou genérico, mas já que está escrito terei que esmolar com o Master Game.

Ah, achei aqui uma modificação no mesmo site que poderia aliviar o problema decorrente devido a regra de cima http://www.d20srd.org/srd/variant/classes/variantCharacterClasses.htm#sorcererWizard
« Última modificação: Julho 06, 2015, 06:01:31 pm por Novice Mage » Registrado
Páginas: [1] Ir para o Topo Imprimir 
« tópico anterior tópico seguinte »

SMF 2.0.10 | SMF © 2014, Simple Machines
Simple Audio Video Embedder

FaleRPG, Solicitação de Ajuda - Theme by Mustang Forums
Página criada em 0.276 segundos com 27 procedimentos.