Ajuda para começar

FaleRPG - Ajuda para começar

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Julho 19, 2018, 05:00:11 am

Início Ajuda Busca Calendário Logar-se Registrar Jogar Dados Voltar para o Site The Geek Space 9
+  FaleRPG
|-+  Só RPG
| |-+  Dicas e Material
| | |-+  Ajuda para começar
« tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: Ajuda para começar  (Lida 568 vezes)
Ganp
Novatos
*

« Online: Junho 10, 2015, 02:16:41 pm »

Pessoal jogo rpg desde 2011, comecei com o D&D, e ainda é meu sistema favorito, ja mestrei um pouco antes, mas coisas bem simples e rapidas, porem agora estou com um projeto de mesa, e quero fazer algo elaborado, tenho uma ideia de enredo principal, mas ainda sou perdido de como fazer os players se juntarem, e "fisga-los" para que possam entrar dentro do que quero.
Portanto venho aqui para pedi-los ajuda, nobres aventureiros, para que possam me auxiliar em conteudo para minha mesa.
Agradecido, Ganp. ;D
« Última modificação: Junho 10, 2015, 02:22:00 pm por Ganp » Registrado
Wyczek
Conhecedor

Space Gnome

« Responder #1 Online: Junho 10, 2015, 05:14:04 pm »

Olá, Ganp.

Minha primeira dica é: conheça os seus próprios jogadores.

Saiba daquilo que eles (seus jogadores) gostam. Por exemplo, se você tem um jogador que adora lutas épicas, então garanta que no jogo vai haver esse tipo de situação - de preferência assim que possível! Se você sabe que tem um jogador que adora mistério e intrigas, então preveja boas situações assim em seu jogo já de cara. Se tem um jogador que gosta de ficar dispendendo tempo socialmente em tavernas e nos demais locais da cidade, garanta que em seu jogo haverá esse tipo de oportunidade.

Segundamente, conheça o melhor que puder os PJs de seus jogadores.
Pois o PJ pode até ser considerado como o reflexo daquilo que o jogador gosta, ou daquilo que ele quer focar no jogo. Então, eventualmente peça aos seus jogadores que descrevam de algum modo relativamente preciso seus PJs (breve descrição física, psicológica e social), e eventualmente solicite um bom histórico. Não há nada como uma boa descrição de PJ e um bom histórico de cada PJ, para o narrador se dar a liberdade de criar muito conteúdo de fundamental interesse para os seus jogadores. Na realidade, você pode criar aventuras e situações interessantes, baseando-se especialmente nas problemáticas dos jogadores. E é claro que isso vai chamar muito a atenção dos jogadores referenciados, pois você os teria 'cutucado' na alma - bem naquilo que eles têm de mais íntimo: seus PJs.

Portanto, para o seu jogo gerar interesse hardcore aos seus jogadores, você precisa 'tocar' nos PJs deles. Como você vai fazer isso com segurança, se não conhece bem os seus jogadores ou, pelo menos, seus PJs?
« Última modificação: Junho 10, 2015, 05:17:38 pm por Wyczek » Registrado
Novice Mage
Novatos
*

« Responder #2 Online: Julho 06, 2015, 05:39:42 pm »

Alem das dicas do Wyczek passo algumas referências retiradas de algumas fontes de pesquisa rápida.

Note que estes textos não são meus e se vc googlar um pedaço do texto irá achar a fonte.

Ocorre também menção da expressão "fluff" que deve ser algo como enfeite ou acessório.

Tem muito mais se vc pesquisar no google algo como:
dicas de background de personagem d&d

na versão do Livro do jogador AD&D Ed 2.5 tinha uma parte que ajudava bastante na criação do personagem.

Alguns mestres também limitam a história dos personagens dizendo que vieram da mesma vila ou pertencem à uma guilda de aventureiros ou coisas do gênero. E os jogadores criam o resto da história baseado nos fundamentos fornecidos.

Peça a seus Jogadores para seguirem a lista abaixo para criar o personagem.
"10 perguntas cujas respostas são as informações básicas que todo personagem deve ter e que formam a base de uma pequena biografia:

1- Onde nasceu e foi criado?
2- Por quem foi criado?
3- Como foi levado para a profissão/atividade que exerce?
4- Quem o educou/treinou nessa profissão/atividade?
5- Como e onde foi sua educação/treinamento?
6- Tem parentes ainda vivos? Como é a relação atual com eles?
7- Qual a relação atual dele com quem o educou/treinou? Essa pessoa ainda é viva?
8- Quem são os seus amigos?
9- E os seus inimigos?
10- Quais as ambições dele, o que ele almeja? Quais as motivações?

Após definir a ideia e a biografia, é muito recomendado definir algum traço da personalidade dele, algo que o diferencie dos demais personagens e ajude você a interpretá-lo. Ninguém é obrigado a ser um ator profissional, mas pode ter certeza que é mais divertido criar algum detalhe de interpretação que o caracterize. Não precisa exagerar: uma leve mudança na maneira como você fala pode ser mais do que o suficiente."

outro

"Seu passado é um gancho!

Todo jogador e mestre devem saber e estarem cientes de que além de um histórico, o background é um gancho para aventuras. Ele não deve ser apenas uma explicação de sua vida passada ou um mero “fluff” para saber o passado de seu personagem. Mestres inteligentes usam as idéias e os personagens dos pjs para ajudar no desenvolvimento de aventuras. E jogadores que fazem bons backgrounds, não são aqueles que apenas saem descrevendo todo o passado, mas sim aqueles que apresentam uma maneira de encaixar seu personagem na história da campanha (ou aventura) e ainda render idéias para seu mestre.

Detalhando o Background

Não escreva demais, detalhando em excesso. Não que seja proibido, mas pode tirar o foco da primeira lição ensina em cima. Não é preciso escrever desde quando o primeiro dente de leite caiu, até o número de calçado do personagem. Se você gosta de escrever estes pequenos detalhes, sem problema, mas então leve um resumo de seu background com as informações marcantes (e principalmente os ganchos) para seu mestre, pois concerteza ele não querá ler sua tese de mestrado para começar a jogar. Claro que, usando como base o D&D, já que ele é bem ready to play e nem é preciso dos personagens para iniciar aventuras. Agora, jogando Call of Cthullu, Vampiro e outros, a história é bem diferente.

Colocando os Ganchos

A melhor dica e melhor forma ao meu ver para por ganchos de aventuras, desde o mais simples ao complexo, é colocando perguntas sem respostas. Há alguém(s) lhe caçando? procure não colocar quem seja, isso dará idéias para seu mestre por na aventura quem estaria querendo-lhe morto e pode render boas surpresas e diversão. Eu pelo menos, e talvez muitos mestres, preferem assim a ter um alvo definido, mas isso depende do jogo. Se a campanha ou aventurá será somente sobre mortos-vivos, pode ser que caia bem especificar que um vampiro lhe quer morto, mas mesmo assim não dar todas as informações do gancho pode trazer revelações inesperadas.

A Questão de Personalidade

Seu personagem é irritado, calmo, introvertido ou sarcástico? Tente descrever alguns traços de como seria a personalidade e psicológico de seu personagem, nem que seja o mínimo. Em muitos casos, como eu por exemplo, é preferível apresentar toda a personalidade do personagem após 2 ou 3 sessões de jogo, aprimorando sua criação. Mas é muito bom escrever o mínimo possível para não haver pólos ou quebras na personalidade de seu personagem. Não se acanhe em olhar em livros ou pesquisar por adjetivos e sugestões ou idéias de personalidades, e especialmente, não se preocupe em copiar aquele seu personagem favorito ou aquele outro de um jogo que você jogou e adorou. É muito bacana ver um ladino com uma personalidade que se identifica muito com a do Han Solo do que ele ser simplesmente “mais um personagem“.

Qual Sua Aparência?

Tente imaginar como seu personagem se parece. Imagine a cor do cabelo, olhos, altura, peso e características marcantes. Ele possui uma tatuagem na cabeça? Tem um olho diferente? Possui uma cicatriz no lábio? Tente colocar alguma característica física que seja diferente do esteriótipo padrão. Ele é um lutador da linha de frente e ja enfrentou goblins enquanto estava no exército? Por que não colocar alguma cicatriz que ele possa mostrar e dizer: “estás vendo esta marca meu camarada, foi entalhada quando estava defendendo o forte naquela vez que fomos saqueados”. Não se esqueça de seu equipamento, sei que muitos não os descrevem dizendo que eles são todos iguais, mas não é bem assim, o equipamento, como falei no meu primeiro post do blog, ele pode dizer (e muito!) a personalidade de seu personagem. Você é um anão e possui um machado herdado de seu clã? Por que não colocar que ele possui as lâminas retas e desenhos de símbolos geométricos e a marca de seu clã na lâmina? Somente por que não um item mágico ou um simples equipamento inicial não significa que não precisa ter estilo!

Maneirismos

Além de tudo dito anteriormente, estas serão suas marcas registradas. Os jogadores não verão seu personagem, a menos que você possua um desenho dele. São os maneirismos que mostraram como ele é durante o jogo (com a personalidade também, claro). Maneirismos são manias que sei personagem possui e que enriquecem o roleplay do jogo. O tipo de maneirismo mais comum é de frases de efeito. Por que não falar “Que a bênção da imortal chama esteja com você” quando o clérigo abençoar com proteção seus aliados? Não é preciso anotar todos os maneirismos, eles se desenvolverão conforme vierem as sessões, mas pelo menos anote 3 na sua ficha, assim seu personagem já começará com algo a mais.

É isso pessoal, estas são minhas primeiras dicas para Jogadores. Eu poderia extender muito mais este post, mas aí poderia ficar cansativo e gostei de como ficou. Nunca esqueçam destas liçõezinhas básicas e de que não quebre a cabeça tentando fazer um tremendo background ou criando todo o personagem antes do jogo, pois é dentro de jogo que você viverá ele fará seu background."

« tópico anterior tópico seguinte »

SMF 2.0.10 | SMF © 2014, Simple Machines
Simple Audio Video Embedder

FaleRPG, Ajuda para começar - Theme by Mustang Forums
Página criada em 0.177 segundos com 27 procedimentos.