Ideia mirabolante para novo RPG

FaleRPG - Ideia mirabolante para novo RPG

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Junho 20, 2018, 07:28:16 pm

Início Ajuda Busca Calendário Logar-se Registrar Jogar Dados Voltar para o Site The Geek Space 9
+  FaleRPG
|-+  Só RPG
| |-+  Falando RPG
| | |-+  Projetos (Moderador: UrbanShark)
| | | |-+  Ideia mirabolante para novo RPG
« tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: Ideia mirabolante para novo RPG  (Lida 759 vezes)
Terraformador
Novatos
*

« Online: Janeiro 19, 2015, 12:31:43 pm »

Oi pessoal, vou contar uma historinha aqui que começou com um rabisco qualquer mas com o passar do tempo se tornou algo muito maior. Agora decidi levar a sério e preciso de ajuda!

Desde já peço desculpas aos moderadores caso eu tenha postado no lugar errado, pois fiquei em dúvida sobre onde postar.

Há alguns anos atrás (10 anos eu acho), comecei a ter uma idéias soltas e resolvi anotá-las. Personagens, lugares, terras, cidades, criaturas, vegetações etc.... quando me dei conta, os anos passaram e eu já havia criado um mundo inteiro com várias cidades, mapas, estações espaciais e situações onde a altíssima tecnologia futurista se une ao medieval e magias. tenho dois cadernos cheios e várias anotações salvas no celular. Ideias que até hoje não param de surgir.
Agora decidi transformas toda essa bagunça em RPG. O problema é: Por onde começo? Com quem falo? E a pior parte, o roteiro! :o

Enfim, este é o motivo pelo qual comecei a procurar pela internet e acabei topando com esse forum. Que lugar seria melhor do que esse forum para esse tipo de coisa? rsrs

Pessoal, quem quiser maiores informações e/ou trocar umas idéias e discutir mais a fundo, por favor não hesite em entrar em contato. Eu realmente quero tocar essa idéia pra frente!

Flw!!
Mentor

Alga Marinha Mutante Ninja

As tralhas RPGí­sticas da Graci
« Responder #1 Online: Janeiro 19, 2015, 02:01:37 pm »

Comece escolhendo um sistema e adaptando todas essas ideias às regras desse sistema. Se você visa uma publicação comercial, procure um sistema que permita isso. D20 Modern seria uma ideia, se o mesmo não estivesse caindo em desuso. Considerando o que temos de sistemas que permitem publicações comerciais publicados (ou a serem publicados) em português, eu recomendo o Savage Worlds ou o Fate.
Pleno

Be strong. Be fast. Be invisible... Be the weapon.

Filosofia da Madrugada E-mail
« Responder #2 Online: Janeiro 19, 2015, 03:28:45 pm »

Eu começaria pensando em dois pontos: Qual é o tipo de jogo que você quer criar? Qual clima ele deveria ter - mais Star Wars? Mais Dead Space? Mais Crônicas de Riddick?

Saber que tipo de historias você acha que poderiam ser contadas com seu cenário ajudaria a nortear toda a criação dele. Inclusive poderia ajudar a escolher o sistema, apesar de as observações da Graci a esse respeito serem pertinentes tbm.

Depois de ter decidido qual é o tom da sua criação, decida o que é "core" de tudo o que você anotou. Não é muito atraente ter que ler 900 páginas pra poder começar a jogar, então decida, de tudo o que você tem, qual é o mínimo possível para se poder criar um jogo divertido, sem sacrificar a ambientação.

Todo o resto pode ser pensado na forma de expansões. Sejam elas temáticas (naves, armas, locais) ou organizadas na forma de cenários prontos (como o cenário de um sistema solar específico). E se a pergunta é porque, eu aponto dois motivos. O primeiro eu já falei: É preciso que o jogo não dependa de um conteúdo muito extenso, ou não vai atrair o público.

O segundo motivo é mais comercial - a possibilidade de vender essas expansões. Assim, quem tiver interesse naquele aspecto específico compra o livro e quem não tiver interesse, já tem o core.

Um exemplo de jogo no qual isso funcionou muito bem é o Cthulhutech. O jogo tem muitas facetas em sua ambientação: Guerra, lutas de mechas, investigação sobrenatural, combate urbano cyberpunk... No core existe o suficiente para se poder jogar todos esses tipos de jogos, mas quem se interessa mais por algum deles em especial tem livros com detalhes mais aprofundados de cada um.
Novatos
*

« Responder #3 Online: Janeiro 19, 2015, 06:14:16 pm »

Graci e Tiago, muito obrigado pelas dicas! Vou dar uma pesquisada sobre o que vcs mencionaram e vou tentar dar um rumo no meu mundo. Mas com certeza vou precisar de mais ajuda. Mais uma vez obrigado pessoal!! Continuo aberto a sugestões, opiniões e "luzes"  pra me ajudar nesse caminho! :D
Conhecedor

Space Gnome

« Responder #4 Online: Janeiro 20, 2015, 10:57:22 am »

Criar um mundo/universo costuma ser uma atividade extensa.

Nunca criei um universo com o propósito específico de ser um universo de RPG; mas tenho um ou outro amigo que escreve, e que se dedica a algo assim. De fato, é como você descreve: corresponde a um longo tempo de dedicação.

Tecnicamente e em termos de conteúdo, é possível estabelecer que existem três coisas distintas: 1) um universo para RPG; 2) um sistema de regras de RPG; 3) um universo para RPG associado a um sistema de regras de RPG [e tal conjunto costuma ser o estágio final de produção de um RPG completo, tal como o entendemos]

Ao que entendi, você quer o item 3; isto é, um produto com conteúdo completo de RPG. Nesse sentido, você só falou sobre o desenvolvimento do universo para RPG. Não sei se você pretende criar um sistema de regras próprio, ou se você está cogitando utilizar um sistema de regras externo e já pronto (por exemplo os que a Gracila comentou). Do ponto de vista do trabalho, evidentemente que é muito mais fácil pegar ou adaptar ao seu universo de RPG um sistema de regras já pronto e de livre uso. Porque eu, assim como muitos narradores, desenvolvo sistemas de regras geringoçosos, e dependendo, desenvolver sistemas de RPG pode dar tanto trabalho quanto a própria criação de um universo.

Agora, do ponto de vista da publicação.

Não posso falar muito, porque nunca tentei comercializar nenhum produto de maneira convencional, e em teoria também nunca me interessei por estudar a técnica disso a fundo. Mas os 'manuais' existem; você deveria buscar ajuda profissional em foruns internacionais. No Brasil, infelizmente temos ainda pequeno know-how de produção independente de RPG.

Ainda assim, uma solução de financiamento coletivo, crowdfunding, como a Catarse, parece quase que indispensável para o produtor independente nacional hoje. Não posso garantir, e nem tenho a pretensão de dizer, que isso resolveria os problemas de publicação, distribuição, comercialização, marketing, financiamente e afins. Mas que o crowdfunding se trata de um fenômeno cultural intrigante pelo mundo todo, isso é inegável.
« Última modificação: Janeiro 20, 2015, 11:13:28 am por Wyczek » Registrado
Terraformador
Novatos
*

« Responder #5 Online: Janeiro 20, 2015, 04:05:06 pm »

Houve um certo ponto no meio do caminho onde pensei, "o que vou fazer com tudo isso?" A princípio pensei em fazer dessa "bagunça" toda, um livro. Foi onde descobri que um bom roteiro não e comigo infelizmente. Como comecei tudo isso sem nenhuma intenção, imagino que ou terei que adaptar o que tenho a algum sistema, ou criar meu próprio. Nesse mundo (ou universo) que estou criando, dependendo de onde se encontram os "personagens principais" temos um tipo de situação bem diferente acontecendo. Por exemplo, existe uma cidade amaldiçoada onde os seres predominantes são assombrações e criaturas grotescas (me inspirei em silent hill). Pelo outro lado temos uma estação espacial (algo do tipo gundam wing ou elysium) que está em uma crise de suprimentos e com vários setores lacrados por conta de uma contaminação alienígena. Além dos problemas com os rebeldes de uma colônia lunar. Ou seja, são situações extremamente distintas porém pertencentes ao mesmo universo. Consigo encaixar tudo isso em um mesmo sistema? Confesso que estou perdido rsrs!

Ah sim, por conta do feriado aqui no RJ ainda não tive tempo de pesquisas os sistemas sugeridos pela Graci.
« tópico anterior tópico seguinte »

SMF 2.0.10 | SMF © 2014, Simple Machines
Simple Audio Video Embedder

FaleRPG, Ideia mirabolante para novo RPG - Theme by Mustang Forums
Página criada em 0.148 segundos com 28 procedimentos.