Como apresentar o RPG

FaleRPG - Como apresentar o RPG

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Setembro 25, 2018, 01:43:39 am

Início Ajuda Busca Calendário Logar-se Registrar Jogar Dados Voltar para o Site The Geek Space 9
+  FaleRPG
|-+  Só RPG
| |-+  Dicas e Material
| | |-+  Como apresentar o RPG
« tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: Como apresentar o RPG  (Lida 1791 vezes)
Agar
Visitante
« Online: Julho 18, 2011, 05:22:54 pm »

esse post é um old topic classico dos maniacos =]
-----------

Quando me deparo com situações onde a curiosidade das pessoas sobre o RPG vem a tona muitos de vocês devem passar por esse tipo de situação onde você tem muito o que falar sobre o RPG, mas não sabe por onde começar

Criei esse tópico para que discutamos idéias de abordagens iniciais para as pessoas no dia-a-dia

Regra número um (e talvez a melhor regra para qualquer coisa na vida): Nunca pressione as pessoas - ninguem gosta de compar latinha de Herbalife a força e muito menos jogar gamão sobre forte insistência... eles até podem participar, contudo estão indo contrariados e depois de 1 vez nunca mais participarão denovo

O que estou tentando dizer com isso? simples. Ao longo dos meus 14 anos de RPGista já vi muitos de meus amigos jogadores "explicando" RPG para os outros falando de livros, mundo de fantasias e que a pessoa tinha que jogar para conhecer e não podia ficar de fora, que era muito legal e quando você quer jogar?

Bom, eu não acho bem por ai, o RPG tem que ter uma forma de ser apresentado. Até porque, muitos de vocês jogadores sabem o que é RPG e o que ele significa para vocês - o quanto ele é divertido, o quanto vocês se tornaram mais criativos e várias outras coisas... mas as pessoas ai fora não sabem disso - embora reparem que os RPGistas são um pouco....diferentes... por assim dizer. Não se pode apresentar RPG tentando arrebatar mais um adepto para o jogo ou tentando desmistificar a antiga mal imagem do jogo do demonio ou jogo assassino de Ouro Preto (já tem um tópico falando de ouro preto aqui) não! isso já ficou bem claro que assassinos de mente criminosa e perturbada utilizam de qualquer artificio para matar, desde jogos, truco, apostas, discussões, filmes, quadros, livros, etc.... qualquer coisa

O RPG tem que ser apresentado em sua forma original, mais atraente e que é aquela que provavelmente atraiu vocês para o jogo:

"O RPG se assemelha muito a um teatro onde você interage com a história sem fantasia e sem atuar. É como um livro que só tem a introdução e onde o desenvolvimento e a conclusão ficam por conta das ações que cada jogador tomar ao longo da aventura.
As histórias são contadas da seguinte maneira, um dos jogadores é o mestre do jogo e ele propõe um desafio, descrevendo o que seu personagem vê, sente, escuta e o que está acontecendo ao redor dele e você tenta imaginar o que o seu personagem faria em uma situação igual a essa, dizendo ao mestre do jogo o que ele fez - saltou da ponte ou resolveu jogar a corda do outro lado, abriu a porta a força, andou em silêncio em direção ao guarda enfim... qualquer ação pode ser tomada pelo seu personagem e o mestre vai decidir o que aconteceu rolando os dados através das regras. é como brincar de bang-bang onde as regras são usadas para decidir quem acertou quem"

Isso... é o RPG!, meus camaradas RPGistas, em nenhum momento eu citei os sistemas de RPG e muito menos falei de Ouro Preto ou sobre o que o RPG traz (ou não traz) a quem o joga e também não tentei arrastar a pessoa para jogar como muitos o fazem.

Eu sempre uso essa definição com todo mundo que me pergunta o que é RPG em qualquer lugar que eu esteja, num shopping, no centro, na casa de amigos e tal e não me empolgo muito falando sobre o jogo, eu deixo que a outra pessoa fique curiosa e faça mais perguntas e nesse meio termo eu mostro os livros de regras, desenhos e imagens, tabuleiros e outros acessórios e inicio um pequeno role-play simples com perguntas e respostas para ela se interagir com o que é RPG.

Essa é uma das maneiras que eu encontrei de falar sobre meu hobby... como vocês falam do RPG para as outras pessoas?
Aprendiz
**

« Responder #1 Online: Agosto 11, 2011, 09:13:44 pm »

Bom, eu não costumo postar, mas como disse pro Agar que eu ia passar aqui pra comentar, lá vamos nós ;)

Bom, eu explico quaaaase como você, com minhas pequenas modificações, até porque eu costumo explicar pra qualquer um que me perguntar e eu sou meio sociável e empolgada demais e blah.

Eu costumo dizer que é como um jogo de contar histórias... e alguém faz o papel do narrador, tomando as decisões principais...e os personagens coadjuvantes e os jogadores os personagens principais e eles vão contando a história a sua maneira, só que com regras pra isso e etc.

Acho que as vezes eu dou explicações mais detalhadas, outras menos, depende do humor, mas, ao invés de teatro, eu digo que é jogo de contar histórias mesmo, não sei pq, mas acho que teatro, vivenciar a história, leva o povo que já tem preconceito a levantar essa bandeira, enfim, opinião minha.

Bru, minha filha, preciso de uma assinatura! Go go go!
Gracilariopsis
Mentor

Alga Marinha Mutante Ninja

As tralhas RPGí­sticas da Graci
« Responder #2 Online: Agosto 12, 2011, 06:58:59 am »

Eu escrevi um texto no blog da Fale sobre isso a um tempinho atrás. Vale dar uma olhada:

http://www.falerpg.com.br/site/modules/wordpress/?p=297
Visitante
« Responder #3 Online: Julho 24, 2012, 10:39:38 am »

Também acho que apresentar o RPG como um "Teatro" acaba afastando as pessoas por acharem algo muito sério ou aristocrático.

Dizer que é como uma "brincadeira de faz-de-conta com regras" é melhor para apresentar o jogo para crianças, mas pode passar um ar de infantilidade para pessoas mais crescidas.

A estratégia da Serenity de apresentá-lo como um "jogo de contar histórias" é um bom meio termo, mas não diz muito sobre como funciona o jogo em si.

Outra opção é comparar o RPG a um "filme" ou "desenho animado" no qual os jogadores são os personagens principais.
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Responder #4 Online: Julho 24, 2012, 03:03:21 pm »

Eu gosto de usar um "contar histórias coletivamente" e depois explico que todos ajudam a criar o desenrolar. Por fim eu explico sobre o papel do narrador/mestre como um descritor de cenários e NPCs.
Sinceramente. Nada melhor do que jogar uma partida bem mestrada.

Páginas: [1] Ir para o Topo Imprimir 
« tópico anterior tópico seguinte »

SMF 2.0.10 | SMF © 2014, Simple Machines
Simple Audio Video Embedder

FaleRPG, Como apresentar o RPG - Theme by Mustang Forums
Página criada em 0.101 segundos com 27 procedimentos.