Concurso contínuo de Mini-Cenários

FaleRPG - Concurso contínuo de Mini-Cenários

Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Setembro 22, 2018, 05:26:07 pm

Início Ajuda Busca Calendário Logar-se Registrar Jogar Dados Voltar para o Site The Geek Space 9
+  FaleRPG
|-+  Só RPG
| |-+  Dicas e Material
| | |-+  Concurso contínuo de Mini-Cenários
| | | |-+  Concurso contínuo de Mini-Cenários
« tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] 2 Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: Concurso contínuo de Mini-Cenários  (Lida 3354 vezes)
Aaraon Thomas
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Online: Abril 03, 2012, 06:59:52 pm »

Todo mundo gosta de criar e, por que não, ajudar a criar um cenário?

Mensalmente a FaleRPG vai colocar dois temas a serem transformados em Mini-Cenários.
A proposta é criar um pedaço de um grande cenário a partir de várias pequenas colaborações.
Além disso, também disponibilizar lugares que podem ser usados em qualquer cenário e campanha que o mestre deseje.

Isso será feito de duas maneiras
1 – Vários Mini-Cenários para jogos com temas diversos.
2 – Uma pequena região de cenário Medieval.

No primeiro caso, mensalmente colocaremos um tema e uma ambientação.
Por exemplo:
Uma escola em um cenário de anime
Uma estação espacial futurista
Uma Vila de homens da caverna
Um bar, nos limites de uma cidade, em um cenário de horror pessoal

No segundo caso, o lugar é praticamente um campo em branco. Sabe-se que é um lugar medieval, que fica a cerca de 4 ou 5 dias de viagem da cidade ou vilarejo mais próximo e que, não fica a beira do mar, mas ele é perto o suficiente para se chegar lá sem muito esforço.
Agora, se vai ser bem perto das montanhas, se vai ter um pântano, como vai ser a cidade... ai é com vocês!
Nós lançaremos um tema por mês, seja descrever a Prefeitura e quem trabalha nela, ou falar sobre a Taverna local e seus mistérios, quem sabe falar sobre as montanhas ou pântanos que possam ter por ali?
Vocês só saberão no dia em que a proposta for lançada!

Durante o mês receberemos as propostas e nos 15 primeiros dias do mês seguinte, esses cenários serão colocados em votação popular.
Enquanto isso, a proposta seguinte já vai ter sido lançada. Toda proposta encerra um dia antes do ultimo dia do mês.

Assim que tivermos material suficiente, faremos uma revisão do material medieval e ele será incluído como uma região de Falenda.
No caso dos outros cenários, de tempos em tempos, faremos coletâneas com o material a ser disponibilizado aos usuários do fórum e do site.

Aqui vem a únicas regras.
1 – Toda descrição não pode conter um sistema. Você pode dizer que a estação espacial tem a melhor defesa de todo o sistema, descrever o tipo de armas e até comentar que o lugar já aguentou uma pequena frota de naves inimigas. Mas não deve usar um sistema. O mesmo para Medieval. Você pode falar que o velho mendigo já foi um Ranger muito poderoso e que mesmo hoje ele pode lutar com grupos de monstros sem um arranhão (isso se não estiver bêbado demais). Mas não pode falar, por exemplo, que ele é um Ranger de nível 15,
2 – Você não pode desmentir o que já foi acertado em um mini-cenário que ganhou a votação.
Se a estação espacial tem as armas e no cenário diz que elas estão ativas e fornecem proteção, você não pode dizer que estão desligadas ou são fracas, mas ninguém impede de citar um plano de sabotagem.
Na vila medieval, o Ranger não pode simplesmente se curar e sair por ai fazendo atos heroicos, mas pode-se dizer que talvez exista algo que o faça voltar a ser quem era.
Também, em nenhum caso, pode-se falar mais do que o mini-cenário. Se falarmos da Prefeitura, não pode definir coisas sobre a Taverna.

No lançamento dos PDFs com o material,
os vencedores vão concorrer
a kits de dados importados!

Agora vamos aos dois primeiros Mini-Cenários?

- Mini Cenário Medieval – A Taverna

- Mini Cenário de Horror Pessoal – O Clube Noturno
« Última modificação: Abril 03, 2012, 07:36:59 pm por Aaraon Thomas » Registrado

Aaraon Thomas
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Responder #1 Online: Abril 03, 2012, 07:34:02 pm »

Entendam, a parte medieval será como um quebra cabeças.
Vocês vão criando as partes e depois, vamos juntar tudo, criando uma cidade.

Na parte de jogos diversos, vamos criar um PDF com vários locais que poderão ser usados por qualquer mestre em qualquer jogo naquela ambientação.

SIM, vai ser votação popular, então vai ser liberado para qualquer um participar, mesmo da moderação, já que será um sistema  de votos livres.

Dúvidas ainda?

Pode perguntar!

ninguem
Tutelado

« Responder #2 Online: Abril 05, 2012, 03:43:45 pm »

As descrições devem ser postadas como tópicos desta pasta, ou como respostas do tópico que você fez, AA? Podem ser um ou outro, ou tem de necessariamente ser os dois? Como por exemplo fazer uma descrição para a Taverna ou para o Clube, ou tem de escrever os dois para ser válido?
« Última modificação: Abril 05, 2012, 03:56:52 pm por ninguem » Registrado
Aaraon Thomas
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Responder #3 Online: Abril 05, 2012, 04:20:09 pm »

Vc cria um tópico com seu mini-cenário conforme expliquei nos tópicos específicos. Cada um pode participar em um ou nos dois mini-cenários. É independente

Aaraon Thomas
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Responder #4 Online: Abril 24, 2012, 05:04:20 pm »

Só pra lembrar que o tempo está acabando!

Gracilariopsis
Mentor

Alga Marinha Mutante Ninja

As tralhas RPGí­sticas da Graci
« Responder #5 Online: Maio 03, 2012, 01:59:17 pm »

novo tema e votação para clube noturno? XD
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Responder #6 Online: Maio 03, 2012, 02:07:35 pm »

Nossa gente. Com o afastamento provisório do Alex e eu doente, peço uns dias preu me sentir melhor.

Além do mais to cuidando da Garras que tá pior do que eu, ela quase ficou com pneumonia
« Última modificação: Maio 03, 2012, 02:08:12 pm por Aaraon Thomas » Registrado

ninguem
Tutelado

« Responder #7 Online: Maio 03, 2012, 08:37:15 pm »

Puxa, melhoras para os dois.

Que vocês possam passar o Samhain com saúde e felicidade.
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Responder #8 Online: Maio 03, 2012, 09:57:42 pm »

Samhain já foi, mas mesmo assim agradeço!

ninguem
Tutelado

« Responder #9 Online: Maio 04, 2012, 08:14:19 pm »

Não é hoje de noite, aqui no hemisfério sul?  ???

Mas os sentimentos são os mesmos de bons auspícios a vocês. :)
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Responder #10 Online: Maio 04, 2012, 08:26:14 pm »

Pelo o que sei, foi dia 1... O.O

Eu não sou o bruxo da familia, mas eu lembro...

Na verdade, não lembro, mas o Google me diz que é...

Ah sim, esse findi venho aqui arrumar pra próxima fase.

ninguem
Tutelado

« Responder #11 Online: Maio 05, 2012, 08:35:46 am »

http://en.wikipedia.org/wiki/Wheel_of_the_Year#Samhain

Diferenças alternativas de calendário. :)

Na torcida pelo tema novo da Taverna. \o/
« Última modificação: Maio 05, 2012, 08:36:01 am por ninguem » Registrado
Mestre LRaefah
Visitante
« Responder #12 Online: Julho 24, 2012, 08:42:05 am »

Para esse esforço colaborativo vocês podiam seguir o exemplo deste pessoal aqui: http://realityonthenorm.info/

Eles criaram uma mesma cidade utilizada por vários jogos de aventura aponte-e-clique diferentes que foram completando a ambientação com novos cenários e paisagens e novos personagens e fatos históricos e biográficos até chegarem onde estão hoje e sempre abertos a novas colaborações.

Traduzindo para a realidade deste fórum, a ideia talvez fosse criar alguns universos expansíveis temáticos voltados para os PBFs e a partir dos próprios PBFs, não só para mini-cenários (locações), mas também para personagens, roteiros prontos para aventuras (ideias), fatos cronológicos (históricos ou biográficos), artes (ilustrações), contos de ficção (fanfiction), conversão para vários sistemas de jogo, módulos de regras alternativas para esses sistemas de jogo, etc.
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Responder #13 Online: Julho 24, 2012, 03:01:11 pm »

Infelizmente a ideia meio que morreu por falta de gente participando. Por mais que eu me orgulhe da Fale (e me orgulho mesmo) o pessoal anda muito atarefado e a participação foi mínima.

Alexyus
Grande Mestre

« Responder #14 Online: Julho 24, 2012, 09:39:32 pm »

Alex estava num péssimo momento quando o concurso rolou, mas tenho as duas propostas que escrevi (sim, eu escrevi e não postei; minha vida estava REALMENTE ruim) salvos no PC.

Gostei da sugestão do LRaefah.

Talvez fosse o caso de não fazer num formato de concursos e prazos, mas algo mais no estilo Cenário do forum, a exemplo do que foi feito em Falenda. Ainda recentemente, Vriko e eu trocamos figurinhas sobre isso.

Como dito em outro tópico e aventado pelo Shark a um tempo atrás, uma wiki talvez ajudasse a organizar esse formato.
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
Grannus
Visitante
« Responder #15 Online: Julho 25, 2012, 11:24:22 am »

Pensei q eu tinha me explicado nesse tópico, mas só pra deixar ciente, como eu falei (em algum lugar), não tentei entrar no concurso, pois quando voltei a usar o forum o concurso estava finalizando o prazo. E prefiri esperar por novo tema para ver se eu entraria no concurso. Porém a coisa não andou.

Quando a idéia apresentada, poderia ser uma boa. Fariamos algumas opções de cenários e aos poucos iriamos incluindo as nossas criações.

Poderiamos começar com um mundo de fantasia medieval. e uma cidade by night para storyteller e outros jogos punk góticos..

Fariamos uma versão sem detalhes especificos de sistema e incluiriamos opções de preenchimento de acordo com certos sistemas como exemplos para completar o mundo.

Por exemplo postava o clube que a Graci colocou e no final colocava Opcionais:
1 - Vampiro tal é o dono, e ele tem fulano e clicano de lacaios, o lugar é usado para tal coisa e frequentado comumente por certo tipo de pessoa.
2 - O clube é de propriedade de um mago, que esconde determinados segredos.
3 - O lugar é uma fachada para caçadores. O dono na verdade é um ex-caçador que negocia informações.
Etc.
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Responder #16 Online: Julho 25, 2012, 12:41:03 pm »

Grannus, não era realmente voltado a uma pessoa específica. Vc, por exemplo, avisou. Mas temos dezenas de inscritos e o que? Quatro interessados?
No Clube da Graci ela pode sim colocar esses "opcionais". Ela não colocou por escolha dela mesma.

Meu problema também com esse post é meu azar. Primeiro tive um problema no joelho. Ai, quando estava melhor, tomei um tombo e me machuquei feio. Essa semana, que to ficando mais animado, minha amada cidade de SP resolve voltar a ter um clima de deserto e eu to me entupindo de remédio pra rinite.

Em agosto começa o campeonato mundial de Dofus, obviamente sou uma das pessoas que fará cobertura, já que meu site de Dofus é um dos maiores do mundo.

Alex e Shark andam ocupados, então fica complicado pra pedir isso pra eles.
Isso quando eu não tenho que passar um ou dois dias resolvendo problemas dentro da mesa de outras pessoas. Eu realmente não gosto de ter que resolver problemas ocorrido nas mesas de outras pessoas. Sou a favor do "não tá gostando, sai". Mas eu ajudo sempre que posso.

Pronto, agora falei demais e sei disso.

Alexyus
Grande Mestre

« Responder #17 Online: Julho 25, 2012, 02:05:14 pm »

Acho que o ponto crucial é o prazo: mesmo com todos nós ocupados, poderíamos cuidar disso se não houvesse uma data-limite apertando o calcanhar.

Cara, eu odeio, realmente DETESTO quando rolam problemas em mesas de jogo que saem do entorno da mesa e repercutem forum/facebook/net afora. Por mais que me esforce pra resolver tudo numa boa, também tenho vontade de mandar tudo às favas quando isso acontece. E sou plenamente a favor de "Não gosta, sai", sem mimis e afins. Mas a gente sobrevive.

Se gostarem do esquema de wiki e tiver uma meia dúzia de interessados, eu topo organizar o lance. Não entendi bem a coisa de opcionais do Grannus. Meu pensamento era ter artigos que linkassem uns nos outros, aumentando e detalhando os cenários de acordo com as opções criadas.
Pablo Neruda
Grannus
Visitante
« Responder #18 Online: Julho 25, 2012, 07:00:16 pm »

Bem Alex, é mais ou menos o seguinte:

Digamos que eu resolva criar uma pequena vila para um mundo medieval. Descrevo como seria o lugar, suas redondezas, algum taverna, templo ou casa importante que exista no lugar e o que mais a vila tem de interessante, mas nada que seja voltado diretamente para um jogo específico.

Ao terminar tudo, resolvo por uns opcionais.

Nesses opcionais descrevo exemplos do que seria esses ambientes interessantes para uma determinado sistema, ou outra opção. Digamos que eu resolva propor que se estiver jogando D&D o templo da cidade seria dedicado a Pelor, então descreveria como seria seu clérigo e os detalhes próprios dessa opção. Caso eu quizesse atingir outros jogadores poderia colocar um opcional para quem está jogando Holy avengers por exemplo, descrevendo como se o templo fosse de um deus proprio daquele ambiente.

A idéia era descrever cenários genéricos e depois como opcionais, ambientar o lugar para cenários e sistemas que vc utilizaria a idéia ao mestrar.

É claro isso é só uma proposta. 
Grande Mestre

« Responder #19 Online: Julho 25, 2012, 09:03:42 pm »

Isso me lembrou o que a Dragão Brasil costumava fazer com as matérias de Tormenta:

Todas as matérias eram feitas para o cenário de Tormenta, citando lugares, eventos e personagens do cenário. No final da matéria, apareciam uns extras, mostrando como adaptar para outros cenários.

Sou a favor dessa estratégia. Acho legal o negócio ser adaptável para outros cenários/sistemas, mas acho que precisa ter uma identidade própria, um cenário que seja realmente do forum, ligado à Fale.

Sim, em termos medievais, acho que Falenda ainda é a cara da Fale. Acho que poderíamos trabalhar em cima do cenário, criando sobre as poucas bases já estabelecidas.

Sobre o cenário moderno de horror, acho que tem que ser uma cidade fictícia, sem se basear em qualquer cidade real. Acho que dá mais liberdade para criarmos.

Em termos de formatos, acho que poderíamos fazer em forma de wiki e manter o forum pra discussões sobre as matérias feitas ou a fazer.
Pablo Neruda
Aaraon Thomas
Evil Inside
Administrator
Grande Iluminado

Uma frase inacabada é

Fale RPG
« Responder #20 Online: Julho 26, 2012, 08:29:02 am »

Meu medo é esse. Transforma algo simples em algo mútiplo. A ideia inicial era que uma pessoa (eu) facilmente poderia vir e controlar o que acontece. Se vamos criar um cenário base pra terror, um pra medieval, logo pedirem um cenários de piratas, um pra época atual, por que não um Medieval de baixa magia e um de alta magia?

Não é preguiça. É falta do tempo que eu e os moderadores tinham antes.

Alexyus
Grande Mestre

« Responder #21 Online: Julho 26, 2012, 09:46:06 am »

Essa variação de temas poderia acontecer num segundo momento.

Todos os grandes cenários, desde Yrth até Tormenta, de Forgotten Realms a Ravenloft, tem variações em cima de pirataria, alta/baixa magia, intriga palaciana, etc. Acho normal, acaba tendo a necessidade de ter algo pra basear aventuras nesse estilo mesmo.

Mas se alguém vier pedir, eu tenho resposta pronta: "Você faz!"

A moderação vai estar aqui pra organizar, não pra ser obrigada a criar o que pedirem. Quem der a ideia que comece a botar a mão na massa, não precisamos de palpiteiros profissionais que não fazem nada.
Pablo Neruda
Grannus
Visitante
« Responder #22 Online: Julho 26, 2012, 09:46:58 am »

@ALEXYUS

A ídeia seria mais ou menos isso. Faria uma descrição bem genérica mesmo (da forma como ia funcionar o concurso, sem sistema, sem especificação para um cenário. Apenas descrição que pudesse ser usado em qualquer lugar) nos Opcionais poderiamos colocar a versão para FALENDA, e quem quizesse complentar para outros jogos poderia por suas próprias opções (D&D básico, Forgotten, Tormenta, Tagmar... o que quizesse).

Esses opcionais, como o próprio nome diz, não são obrigatórios. Ou seja, vc pode colocar apenas a descrição para Falenda, ela mais uma ou duas, ou se quizer, deixar apenas a adaptação pra seu sistema preferido ou  somente a descrição genérica e esperar que e outra pessoa proponha uma uma adaptação para Falenda por exemplo.

@Aaraon

Tio AA, acho que da forma como tão sugerindo (através de Wiki) vai exigir menos trabalho da moderação, como não vai ser um concurso propriamente dito, não precisa de julgamentos e prazos. Além do que, se for necessário podem ser colocados outros moderadores específicos para essa parte (eu até me proponho a ajudar nisso se for necessário).

Quanto a questão dos cenários, pensei no cenário de terror e medieval, pois foi mais ou menos isso que foi proposto no concurso. Você criou dois mini-cenários, que poderiam ser usados para um cenário maior de terror e de medieval. Não estamos fugindo da linha.

Se quer as coisas mais controladas, por que não manter a idéia de mini-cenários, e ir subindo. Começariamos por Clubes e Tavernas (conforme se iniciou), depois que tivessemos alguns cenários prontos, passariamos a outro tema, como templos e empresas. Até ter um certo material.

Quando tivessemos mini-cenários suficientes, passarias a cenários um pouco maiores com Vilas e Bairros (juntariamos o que já foi feito e completariamos o cenário) como por exemplo:

A Taverna do Macaco caolho + O templo dos inocentes + A Loja de bugigangas de Fitzcoin e completariamos descrevendo os habitantes e o governo da Vila da encruzilhada dos anões.

Ou juntaria o clube noturno STRATUS + Global tecnology + Goldenhall investimentos + Shopping Westside e faria o bairro comercial de CENTRALCITY onde tudo funciona 24 horas. Finalizando com a descrição de mais algumas lojas menos importantes, pessoas que frequentemente são encontradas no lugar e outros detalhes que possam ser interessantes ao ambiente.

Por fim passariamos a coisas maiorias como a descrição da cidade inteira ou dos reinos. Lembrando que tudo seria sugestão, o que o pessoal concordasse viraria FALENDA e a FALECITY BY NIGHT, o restante serveria de material de apoio para qualquer jogador usar em campanhas em outros cenários.

Seria um trabalho longo, mas se tiver muita gente interessado pode nem ser demorado.
« tópico anterior tópico seguinte »

SMF 2.0.10 | SMF © 2014, Simple Machines
Simple Audio Video Embedder

FaleRPG, Concurso contínuo de Mini-Cenários - Theme by Mustang Forums
Página criada em 0.219 segundos com 28 procedimentos.